segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

BIBLIOTECA - NORMALIZAÇÃO BIM - AÇÕES PARA MODERNIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PAÍS

Para quem não acreditava ai está, o governo federal investindo em BIM (REVIT)
templates, familias e muito mais neste site
http://www.construirdesenvolvimento.com.br/

"O projeto objetiva a difusão da tecnologia BIM – Building Information Modelling – nos setores da construção civil do país.
A tecnologia BIM tem sido apontada como um forte fator de incremento da produtividade, pois leva à redução de erros e prazos de projeto, além de trazer inúmeros benefícios para a gestão e posterior manutenção das edificações. Normas como estas já são utilizadas em outros países e tem comprovada sua efetividade. Entretanto, ainda não existem no Brasil.
A proposta de tradução e adaptação das normas BIM ao quadro brasileiro permitirá a sua adoção futura como padrão nos projetos governamentais. Deste modo, o poder de compra do Estado pode contribuir para sua disseminação, à semelhança do que vem ocorrendo em outros países.
Uma parte importante da proposta vincula-se ao desenvolvimento de um sistema de classificação de informação da construção, que inclui produtos e componentes da edificação, inexistente no Brasil e essencial para os sistemas propostos. A edição de uma Norma Brasileira sobre este ponto, que posteriormente poderá ser exigida nos sistemas e projetos governamentais, é um facilitador importante para a melhoria de desempenho de projetos e do gerenciamento de obras.
"